Programa Capacitar é lançado em Itabira

Programa Capacitar

 

Com o objetivo de propiciar a inclusão social e inserção ao mercado de trabalho, foi lançado na tarde de terça-feira (26) o Programa Capacitar. O programa será mantido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, e terá como gestor o Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem). A solenidade aconteceu na quadra de esportes do Combem, no bairro Bethânia, com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico Reginaldo Calixto (representando o prefeito Damon Lázaro de Sena, que está em Brasília), a secretária de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte e o presidente do Combem Jorge Martins Borges.

 

Programa Capacitar

 

 

Na abertura do evento, os alunos da entidade apresentaram uma peça teatral que abordou assuntos ligados à segurança no trabalho, como a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

Programa Capacitar

 

Programa Capacitar Programa CapacitarPrograma Capacitar

 

Jorge Borges ressaltou a importância de o Combem não se restringir aos muros da instituição e expandir os atendimentos, buscando as famílias das crianças e jovens. Disse também que o programa oferece condições para que as famílias sejam capacitadas e tenham renda. Valquíria Duarte falou sobre a reformulação do programa (denominado anteriormente como “AtuAção”) e acrescentou que o mesmo auxilia as famílias a saírem do risco social. “Demos o primeiro passo, que é oferecer a capacitação com total apoio da Prefeitura. O segundo passo é aproveitar essa oportunidade com segurança e seguir em frente após os meses de trabalho: isso depende exclusivamente de vocês”, enfatizou, dirigindo-se aos presentes.

Já o vice-prefeito destacou que o programa vai gerar benefícios para toda comunidade em um mercado cada vez mais exigente. “Qualificar-se é um passo fundamental para melhorar a qualidade de vida. Com esse programa, a Prefeitura ganha firmando convênio com uma entidade séria; o Combem ganha oferecendo um projeto que vai contribuir diretamente com as necessidades da pessoa e a comunidade terá mão-de-obra capacitada em diversas áreas”, disse.

 

Programa Capacitar

 

 

Critérios para participação
Entre os critérios exigidos para o ingresso no Programa Capacitar, estão: ser cadastrado na Secretaria Municipal de Ação Social, residir no município há mais de três anos, pertencer a famílias cuja renda per capta seja de até meio salário mínimo, estar desempregado (sem vínculo empregatício), receber parecer favorável da equipe técnica e não ter participado do programa em anos anteriores.

O bolsista vai exercer a função de auxiliar de serviços gerais de segunda a sexta-feira, trabalhando quatro horas por dia. Também deverá frequentar os cursos oferecidos pelo Combem e participar dos projetos propostos pelo Programa Capacitar. Em contrapartida, receberá uma bolsa de qualificação profissional no valor de meio salário mínimo da Federação, cesta básica (enquanto permanecer no programa) e vale-transporte (se necessário).

Outras informações podem ser obtidas na SMAS pelo telefone (31)3839-2041.

 

Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook

Mais Notícias sobre Itabira ? Veja mais notícias sobre Itabira