Santa Tereza, o bairro mais boêmio de BH

Santa Tereza, o bairro mais boêmio de BH
Santa Tereza ganhou fama de ser um dos mais tradicionais redutos boêmios da cidade graças às casas de serestas e bares. Pessoas ligadas à arte costumavam se encontrar para confraternizar, compor música, dançar e cantar durante as madrugadas. Desses encontros nasceram movimentos musicais e bandas famosas, como o Clube da Esquina, o Skank e o Sepultura.
Além da seresta, o carnaval também já foi um dos grandes atrativos do bairro. O desfile do bloco carnavalesco Banda Santa era realizado sempre uma semana antes do carnaval e arrastava multidões pelas ruas do bairro. A escola de samba Unidos de Santa Tereza também desfilava pelas ruas do bairro e foi campeã do carnaval, em 1991. As duas eram formadas por moradores do bairro.
Atualmente, quem conhece a região do Santa Tereza sabe que, depois da balada, uma boa opção é passar no boteco mais premiado como Fim de Noite de Belo Horizonte, o Bar do Bolão. O estabelecimento funciona durante 24 horas e se tornou famoso por servir Espaguete à Bolonhesa e Rochedão, um prato simples, composto de arroz, feijão, batata, bife e ovo.
Para os amantes da pizza, a alternativa é a Parada do Cardoso, aberto de segunda a segunda, sempre a partir das 18 horas. A pizzaria foi inaugurada, em 1997, em homenagem a uma pequena parada de trem que se chamava Estação Parada do Cardoso. Nos anos 60, os passageiros desembarcavam nessa estação cujo nome homenageia um maquinista muito querido pelos usuários da locomotiva. A estação não existe mais, entretanto, quem frequenta a pizzaria pode ouvir o barulho dos trens de carga passando nos trilhos, que ficam a poucos metros dali.

Muitas histórias para contar
O cantor e compositor Telo Borges, que viveu muitos anos no bairro, revela que, “em todas aquelas esquinas, há muita história para se contar”. Histórias como a do Clube da Esquina, um dos maiores movimentos musicais da MPB, que começou no Santa Tereza. Reunidos no cruzamento das ruas Divinópolis com Paraisópolis, os cantores Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Fernando Brant, Marilton, entre outros, fizeram história com composições que fazem sucesso até hoje.
A Praça Duque de Caxias, a mais famosa do bairro, é um dos pontos mais visitados do Santa Tereza por ser um ambiente agradável, com muito verde e sombras generosas para quem deseja descansar. O lugar atrai pessoas de todas as idades e é muito familiar. Rodeada de bares e restaurantes, se tornou um local interessante também para a realização de shows e manifestações culturais.
[RodUn]