Projeto investe no cultivo de oliveiras no distrito de Ipoema

Projeto investe no cultivo de oliveiras no distrito de Ipoema

Um dos objetivos do projeto é a instalação de uma fábrica para extrair e processar a azeitona, para que o fruto e o azeite sejam comercializados.

Projeto investe no cultivo de oliveiras no distrito de Ipoema

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, destacou uma equipe para visitar o local e viabilizar todo apoio necessário ao projeto: o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Reginaldo Calixto de Oliveira, o secretário de Agricultura e Abastecimento Geraldo Roberto Ferreira da Silva e o administrador de Ipoema Luiz Carlos de Souza representaram a prefeitura. Os investidores Antônio Lúcio Martins e Eduardo Maya conduziram a equipe que contou ainda com o fotógrafo Roneijober Andrade.

Projeto investe no cultivo de oliveiras no distrito de Ipoema

Até o momento, foram plantados seis mil pés de oliveira. Estima-se que os primeiros frutos possam ser colhidos entre 2015 e 2016. “A altitude e o clima são propícios para o cultivo da oliveira. Em plena produção, poderá gerar até 30 empregos diretos”, comentou Reginaldo Calixto. As variedades cultivadas são: koroneiki, arbequina, arbosana, picual e gordal.

Projeto investe no cultivo de oliveiras no distrito de Ipoema

Além do azeite e da própria azeitona, a oliveira possui propriedades medicinais e seus frutos também são utilizados na indústria cosmética. Os empreendedores Antônio Martins e Eduardo Maya querem incentivar os produtores rurais a cultivarem oliveiras. Futuramente, os pequenos produtores poderão integrar um condomínio, estimulando o desenvolvimento da economia local.

“É uma determinação do nosso prefeito, Dr. Damon Lázaro de Sena, que atividades que propiciem a diversificação da nossa economia sejam apoiadas pela Prefeitura. A extensão territorial de Itabira é uma das maiores de Minas Gerais e as atividades relacionadas ao agronegócio podem se tornar ainda mais significativas no quesito de geração de emprego e renda no campo”, afirmou Reginaldo Calixto.

Ele também comentou sobre o apoio que a Prefeitura vai oferecer para a expansão desse projeto. “O governo municipal contribuirá por meio das diversas secretarias com a melhoria das estradas, assistência técnica, divulgação, busca de apoio junto aos governos federal e estadual e instituição de fomento ao agronegócio, entre outras ações”, disse o vice-prefeito.

[RodUn]