Shakespeare Theatre em Rio Acima

O Shakespeare Globe Theatre do Brasil será construído em Rio Acima numa área que contemplará também um complexo cultural

Shakespeare Theatre em Rio Acima

Inauguração do teatro no município de Rio Acima, em Minas Gerais, está prevista para 2016

O Instituto Gandarela e o The Shakespeare Globe Trust, entidade mantenedora do Shakespeare Globe Theatre de Londres, assinaram um acordo para a construção de uma réplica do teatro original no Brasil, no município de Rio Acima, em Minas Gerais.

A inauguração do local está programada para 2016. O projeto prevê, além da construção da réplica do teatro, a realização de várias iniciativas artísticas, culturais e educacionais por meio do Circuito Gandarela de Minas.

O Shakespeare Globe possui centros associados em países como Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá, mas é a primeira vez que haverá uma réplica do teatro original e um centro cultural fora de Londres com atividades educativas e uma programação intensa voltada para o desenvolvimento local.

Além de Rio Acima, outras cidades vão receber as atividades relacionadas ao projeto. O Rio de Janeiro, por exemplo, vai ganhar uma espécie de filial do teatro na zona portuária e receberá espetáculos participantes do Festival Globe to Globe, evento realizado em Londres.

Estrutura, características e difusão cultural

Shakespeare Theatre em Rio Acima - Instituto Gandarela

Apesar de ser uma réplica fiel do teatro da Inglaterra, novos elementos darão personalidade à versão brasileira

Em 2016 serão celebrados os 400 anos da morte de Shakespeare e uma programação permanente, voltada para a educação, produção e difusão cultural, já está sendo montada.

Nomes como Barbara Heliodora (Teatro), Gabriel Vilella (Artes Cênicas), Eliane Costa (Cultura Digital) e Guto Muniz (Fotografia) estão confirmados como coordenadores de núcleos temáticos de arte e educação.

Apesar de ser uma réplica fiel do teatro construído na Inglaterra, novos elementos darão personalidade à versão brasileira. O Shakespeare Globe Theatre do Brasil será construído numa área que contará também com complexo cultural – pelo menos dois teatros, um com 1.500 e outro com 300 lugares, uma escola e sala de ensaios.

Parcerias

A iniciativa do projeto deve contribuir para a difusão da obra do mestre da dramaturgia, além de favorecer o estreitamento dos laços culturais e econômicos entre Brasil e Inglaterra.

O Instituto Gandarela é uma iniciativa do Grupo Arte Brasil que tem a proposta de atender diretamente crianças e adolescentes do município de Rio Acima e região por meio de cursos e oficinas, e capacitar jovens e adultos oferecendo cursos profissionalizantes. As atividades programadas para o Circuito Gandarela de Minas serão patrocinadas pela Petrobras.

 

[RodUn]