Vale dos Contos - Ouro Preto - Minas Gerais

Vale dos Contos, Ouro Preto – Fotos Eduardo Tropia

Vale dos Contos, Minas Gerais

O Projeto Vale dos Contos é uma iniciativa única no âmbito cultural brasileiro. Promovida pela Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e patrocínio da Vale, a iniciativa prevê a realização de atividades gratuitas na área de arte, música, teatro, educação e saúde. O objetivo da ação é promover a reintegração do Parque dos Contos, concebido no século XVIII e dotado de grande importância histórica, à rotina da cidade. O Projeto aposta em três eixos básicos, Saúde, Cultura e Educação, responsável pela geração de aproximadamente 500 postos de trabalho diretos e indiretos, contribuindo ainda para o desenvolvimento econômico e social de Ouro Preto.

mosaico_educacao

O Parque

A inauguração do Horto Botânico de Vila Rica aconteceu em 1799. O local foi idealizado pela Corte Portuguesa para a aclimatação de plantas, particularmente especiarias, como o cravo da Índia, a canela, a pimenta, a árvore pão, além do cultivo de plantas e sua disseminação, com a finalidade de gerar desenvolvimento para as localidades. Difundindo novas culturas agrícolas, o horto teve papel importante no estudo das espécies originais dos povoados mineiros e na domesticação de plantas enviadas de locais distantes, como Pará, Rio de Janeiro, Portugal ou de outras partes do Império Português.

O antigo Horto de Vila Rica ocupa, assim, um local especial não apenas na cidade, mas para a história dos jardins botânicos no Brasil. A primeira década de existência do Horto Botânico foi também a fase que alcançou o seu maior dinamismo. Marcaram o período a constituição do espaço, com a construção dos canteiros à moda europeia, a recolha de espécies vegetais, as experimentações e análises de plantas e a produção de medicamentos.

Passados mais de duzentos anos, a cidade de Ouro Preto conta ainda com expressiva área verde no centro da cidade. O espaço do antigo Horto foi incorporado ao Parque do Vale dos Contos, reinaugurado em 22 de junho de 2008, pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil e pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo a maior intervenção urbana do Programa Monumenta/Iphan. Construído em parceria com a Prefeitura Municipal, o espaço de lazer de 360 mil metros quadrados está situado em pleno centro histórico de Ouro Preto, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, e recebeu um intenso tratamento paisagístico e a instalação de trilhas e espaços de receptivo (cantinas, quadras, praças, mirantes e auditórios).

A área associa valorização do patrimônio histórico e preservação ambiental, em um local onde não havia acessibilidade do público. Sem interferir na estrutura urbana, a obra promoveu a despoluição do córrego que corta o parque e ainda viabilizou todo o tratamento paisagístico da região através da plantação de mais de três mil mudas de árvores.


Galeria de Fotos

no images were found


 Como Chegar

O Parque dos Contos possui três formas de acesso:
Pela Rua Padre Rolim, próximo à Rodoviária;
Pela Praça Américo Lopes, no bairro Pilar;
Pelo Museu Casa dos Contos, na Rua São José (a entrada está condicionada ao horário de funcionamento do museu: segundas: das 14h às 18h / terças a sábados: das 10h às 18h / domingos e feriados: das 10h às 16h)

O Parque dos Contos funciona diariamente, das 7h às 17h.
Os eventos noturnos contam com horário e programação específica. Acompanhe nossa agenda aqui.

 Sobre a história dos jardins botânicos do Império Português e do de Vila Rica, clique aqui.

[RodUn]