Religião em Rio Acima

Religião em Rio Acima

 Religião em Rio Acima

Confira um pouco sobre a religião em Rio Acima, fetividades, lazer e cultura em datas tradicionais da cidade de Rio Acima

Festa de Santo Antonio

Realizada no mês de junho, no fim de semana anterior ou posterior, mais próximo ao dia 13 ( dia do padroeiro da cidade feriado municipal). Esta festa e promovida por membros da Igreja Católica através de festeiros, coordenados por provedores.

E a festa cartão de visita da cidade rio-acimenses ausentes se tornam presentes e os encontros e reencontros acontecem.

E a festa das barraquinhas, dos coelhinhos, da pescaria, do jogo de bingo, do pau de sebo, da trava de luta de travesseiros, debaixo das bandeirinhas, dos arcos de bambu, junto da fogueira.

das barraquinhas de quentão, de pasteis, da canjica, do amendoim torrado, da cerveja ou refrigerante geladinho, do churrasco, do leilão de prendas comuns ou do leilão de gado, na manha de domingo da festa em que se tornaram famosos os leiloeiros “seu” Joaquim Liberato e “seu’ Geraldo Miranda, atualmente muito bem representados.

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Ocorre no mês de outubro, junto da Capeia do Rosário. Existe a parte religiosa com novena e missa e a festa com barraquinhas e apresentação de grupo de congados de Raposos.

Festa de Nossa Senhora Aparecida

A Padroeira do Brasil da Escola Estadual Honorina Giannetti é homenageada anualmente no no dia 12 de outubro, quando há celebração de missa, procissão e coroação.

Festa de Santa Luzia

Anualmente com início em novembro e encerramento no dia 13 de dezembro na capela construída pelo Sr. Alfredo Pedrosa e familiares com total adesão de toda população do Jatobá, Matinha e Rio Acima.

Pastorinhas

Anualmente a organizadora do grupo das pastorinhas é D. Celeste Juscelino Ribeiro, que deu continuidade ao trabalho de D. Juracy Santos Gonçalves.

Assim, as pastorinhas de Rio Acima tal como o grupo de pastorinhas de Nova Lima, são talvez urn dos raros grupos que constituem-se em verdadeiros autos de Natal. Em Rio Acima, o grupo de pastorinhas visita as casas onde têm presépio e cantam e rezam do Natal ate o dia dos Santos Reis, 6 de janeiro .

Folia de Reis

ílias visitadas já sabem com antecedência que vão receber visitas. O grupo de nossa região faz suas peregrinações em Conceição do Rio Acima, Palmital e Água Limpa.

Presépios

Os presépios antigos de Rio Acima eram cultivados com verdadeiro amor e arte de maneira ricamente artesanal. Quem viu jamais esquecera os presépios da casa de D. Ritinha, na Praça Santo Antonio;

Da casa de comadre Orzinda, organizados pelo “Irtinho” (Hilton de Matos), Anesia e Marlene. As grutas eram feitas com sacos de aniagem em que se colava pó de esmeril, da Samsa e ainda plantas e musgos silvestres buscados de caminhão na Água Limpa.

Colocava-se espelhos ou pedaços de vidro imitando lagos, com patinhos de plastico, de louça ou de argila. Além destes, havia toda uma fauna representada por camelos, cavalos, bois e elefantes, comprados para esta finalidade ou então aproveitando-se estatuetas da decoração da casa.

Havia as três imagens dos reis magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – e bem no centro, a imagem do Menino Jesus ladeado por São José e Nossa Senhora. E, no alto da gruta, urn anjo portando a Estrela de Belém .

Havia uma fita de cetim que vinha dos pés do Menino Jesus até a beirada do presépio para ser beijada após as novenas e um pires para serem colocadas as esmolas. Com este dinheiro compravam-se mais imagens ou bichinhos para o presépio.

Comemorações da Semana Santa

Em Rio Acima, a Semana Santa se inicia no Domingo de Ramos, com a benção e procissão dos Ramos.

Na segunda e terça-feira acontecem as procissões do Depósito de Nossa Senhora das Dores e de Jesus com a cruz às costas.

Na quarta-feira e realizada a procissão de encontro das imagens de Nossa Senhora e de Jesuz Cristo.

Na quinta-feira há celebração da cerimônia de lava-pés;

Sexta-feira, O Sermão de Descendimento da Cruz, seguida da procissão de enterro com a imagem de Jesus no esquife.

No Sábado Santo, antes da Aleluia, há a missa da ressurreição a meia-noite e a procissão no alvorecer do Domingo de Páscoa.

Festa da Igreja Assembleia de Deus

Desfile pelas ruas da cidade com todos uniformizados, homens, mulheres, crianças, adultos, idosos com participação integral de todos os irmãos ao som da banda de música, terminando em frente a praça do CSU.

[RodUn]