Parque Serra do Curral

Apresentação

Parque Serra do CurralO Parque Serra do Curral foi inaugurando no dia 08 de setembro de 2012. É administrado pela Fundação de Parques Municipais e gerenciado pela empresa Construtora BH Forte.

Eleita pela população, em 1997, símbolo de Belo Horizonte, a Serra do Curral constitui parte integrante da história de Minas Gerais. No período de colonização do Estado, era a referência de localização para os viajantes.

Tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ela é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte. E o Parque da Serra do Curral protege este patrimônio. Iniciando-se na portaria sul do Parque das Mangabeiras, passando por trás do Instituto Hilton Rocha, estendendo-se pela av. José do Patrocínio Pontes até a Praça do Estado de Israel, o Parque abrange uma área aproximada de 400 mil m².

Com trilhas, mirantes e praças de convívio, ele é espaço para a prática de caminhada, para o descanso e contemplação. Importante ponto turístico da Capital, contribui para a proteção da paisagem e dos recursos ambientais.

Aspectos Físicos

Parque Serra do CurralO Parque da Serra do Curral apresenta altitudes médias variando entre 1.200 e 1.380m. Constituído por uma sucessão de camadas de rochas de composição variada, representadas por itabiritos, dolomitos, quartzitos, filitos e xistos diversos, o Parque apresenta formação típica do conjunto que compõe o Quadrilátero Ferrífero.

Flora

O Parque está situado em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Sua cobertura vegetal é representada pelos campos rupestres, que ocorrem nas áreas rochosas da crista da serra, e, principalmente, pelas fisionomias típicas do Cerrado, como o campo limpo, o campo sujo e campo cerrado, que se sucedem gradativamente da crista até a base da serra. A Mata Atlântica é mais expressiva em áreas adjacentes ao Parque, como o Parque das Mangabeiras e a Mata do Jambreiro, constituindo assim um importante corredor ecológico de vegetação preservada.

Fauna

A fauna do Parque também é bastante diversificada e a avifauna é a mais representativa. Nele, foram identificadas mais de 125 espécies de aves: algumas endêmicas do Cerrado, como a campainha-azul, e outras comuns em regiões de montanhas, como águia-chilena, também encontrada na Cordilheira dos Andes. Carrapateiro, coruja-da-igreja, chorozinho-de-chapéu-preto e choca-da-mata são outras espécies encontradas. Em janeiro de 2012, o falcão-cauré (Falco rufigularis), nunca antes registrado em Belo Horizonte, foi identificado no Parque por um grupo de observadores de aves durante uma visita técnica.

Mirantes

Parque Serra do CurralO Parque da Serra do Curral possui 10 mirantes, sendo sete ao longo da trilha Travessia da Serra. A partir deles, pode-se avistar diferentes pontos de Belo Horizonte: Lagoa da Pampulha, Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Avenida Afonso Pena, Estádios Mineirão e Independência, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, além de municípios como Nova Lima, Contagem e Sabará. Pico do Itabirito, Serra da Piedade, Morro do Pires, Morro do Elefante e Parque Estadual da Serra do Rola-Moça também podem ser observados.

 

Fotos


no images were found


Contato

Parque da Serra do Curral | Portaria 1
Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 – Praça Estado de Israel, bairro Mangabeiras.
Telefones: (31) 3277-8120 | 3277-8100
e-mail: parqueserradocurral@pbh.gov.br

SUGESTÕES/RECLAMAÇÕES

Caso você queira solicitar informações, dar sugestões, fazer elogios, reclamações ou denúncias, e ainda, verificar o andamento da sua manifestação, fale com:
1. Ouvidoria Geral do Município – Telefone: 156 – Site: www.ouvidoriageral.pbh.gov.br
2. Fundação de Parques Municipais – Telefone: (31) 3277-7784 – e-mail: comunicafpm@pbh.gov.br

Para maiores informações acesse: http://www.parqueserradocurral.com.br/

[RodUn]