Ouro Preto, Uma viajem ao passado

Ouro Preto, Uma viajem ao passado

Ouro Preto, Uma viajem ao passado

Luiz Fontana, ícone de Ouro Preto

Ângelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto

Luiz Fontana (1897-1968) foi um dos mais importantes fotógrafos atuantes em Ouro Preto, tendo deixado notável acervo de imagens fundamentais para o conhecimento da cidade na primeira metade do século XX. A família Fontana veio de Módena para Ouro Preto, entre muitos italianos que, atraídos pelas potencialidades do Brasil, se instalaram no centro-sul do país no final do século XIX.

O fotógrafo nasceu em Ouro Preto no ano da transferência da capital mineira e foi batizado na Matriz do Pilar. Teve seu atelier fotográfico na Rua São José, conforme indica uma placa do Museu Aberto Cidade Viva. Trabalhou intensamente e foi pioneiro na criação da foto turística, ao transformar em cartão postal os mais variados flagrantes da histórica cidade. O olhar sensível do artista captou os ângulos mais significativos da paisagem urbana e detalhes extraordinários da arquitetura monumental.

Pertence à Prefeitura de Ouro Preto o conjunto de fotos de Luiz Fontana depositado no Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP. É ali que esse material esplêndido pode ser devidamente conservado, tratado e analisado, pelo que em muito contribui para os estudos referentes ao patrimônio ouro-pretano.

Ao disponibilizar as imagens, a Prefeitura de Ouro Preto conta com o apoio do IFAC/UFOP e do Museu da Inconfidência e a colaboração do dedicado servidor federal Rogério Vicente da Costa. O objetivo é democratizar o acesso ao documentário valioso constituído pelo grande fotógrafo. Cerca de 1.500 fotografias poderão ser vistas na página www.ouropreto.mg.gov.br/luizfontana. Tornado ele próprio um ícone ouro-pretano, Fontana merece o reconhecimento de todos.

 

 

 

Ouro Preto, Uma viajem ao passado - luiz_fontana_foto

 Luiz Fontana

Ouro-pretano, filho de Hermínio Henrique Fontana e Maria Poletti Fontana, imigrantes italianos que chegaram a Ouro Preto em 1895. Autodidata, Fontana fotografou Ouro Preto entre 1923 e 1948,período em que se tem datados seus negativos fotográficos. Ele, muitas vezes, escrevia em seus negativos suas iniciais, a data da fotografia e o assunto retratado.

 

 

 

FAMÍLIA FONTANA – DESTINO: OURO PRETO

Segundo registros existentes no Arquivo Público Mineiro, o primeiro Fontana que veio com destino certo para Minas Gerais foi o agricultor Giovanni Fontana com seis membros da família, encaminhado para trabalhar na Mina da Passagem de Mariana, possivelmente através de contrato com a Ouro Preto Gold Mines of Brazil Limited. Os funcionários da Mina da Passagem costumavam passar anos em serviço, mas muitos eram artífices ou artesãos, que acabaram indo para a cidade de Mariana. Acredita-se que Giovanni Fontana não tenha permanecido muito tempo na mina, pois não foram encontrados nos livros de ponto de 1894 e posteriores, não há referência a seu nome.
Os pais do fotógrafo Luiz Fontana, Ermínio e Maria Fontana, além da pequena Cleide, sua irmã, registrada como Adelaide no livro de entrada da Hospedaria Horta Barbosa, na época com sete anos, ingressaram em Minas Gerais em 1896, após embarcarem no Porto de Gênova, chamados por parentes. Acredita-se que Giovanni tenha atraído o irmão Ermínio para Ouro Preto, local citado como destino, na Lista da Hospedaria de Imigrantes de Juiz de Fora.
Em Ouro Preto, um ano após a chegada dos pais, nascia Luiz Desidério Fontana. O bairro escolhido para moradia foi o Rosário, à Rua Bernardo Guimarães, 11.
Na década de 1930, Luiz Fontana divulgava seu ofício intitulando-se “fotógrafo amador”, no cartaz do seu estúdio fotográfico estabelecido numa das principais ruas da cidade, a São José.


Janine Ojeda (Museóloga) e
Margareth Monteiro (Historiadora)

 

Confira As Fotos!

Bairro Barra

 

Itacolomy

no images were found

Bairro Cabeças

no images were found

 

Diversas Fotos de Ouro Preto

no images were found

 

Centro de Ouro Preto

no images were found

 

 Bairro Pilar

no images were found

Chafarizes de Ouro Preto

no images were found

Pontes de Ouro Preto

no images were found

Bairro Dores

no images were found

Bairros Alto da Cruz e Padre Faria

no images were found

Bairro Rosário

no images were found

Festas e Pessoas de Ouro Preto

no images were found

Bairro Taquaral

003.0496

 

 

 

 

 


Igrejas e Capelas de Ouro Preto

no images were found

 

Comente sobre Ouro Preto, Uma viajem ao passado!