Minha Casa Minha Vida em Rio Acima
Minha Casa Minha Vida em Rio Acima
O Programa Minha Casa, Minha Vida se tornou realidade em Rio Acima graças ao trabalho desenvolvido pela Administração do Prefeito Raimundo Cirilo da Silva (Mundico), pois no início de 2009 assinou o termo de adesão ao Programa com a Superintendência BH/Sul da Caixa Econômica Federal demonstrando interesse em implantar o Programa no município, devido o déficit habitacional de 190 moradias, levantado pelo censo do IBGE ano/base 2000.
Em todos os municípios, a CEF libera a construção de 20% do déficit indicado pelo IBGE, portanto, Rio Acima teria direito a adquirir 38 moradias. Preocupada com o baixo número de unidades residenciais, a Prefeitura solicitou à CEF que verificasse junto ao Ministério das Cidades, a possibilidade de atender a demanda em sua totalidade.
Com muito trabalho, planejamento e dedicação de toda a equipe envolvida, a Prefeitura Municipal de Rio Acima conseguiu assinar com a Caixa Econômica Federal, no dia 3 de setembro de 2010, um convênio para a construção de 108 apartamentos e 4 casas para portadores de necessidades especiais com infraestrutura de pavimentação, água e esgoto, área de lazer e estacionamentos em condomínios fechados e no dia 20 de dezembro do mesmo ano foi assinado um novo convênio autorizando a construção de mais 78 apartamentos e duas casas.
No total foram construídas 192 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida com um investimento de R$ 8.832.000,00 no município. A Prefeitura conseguirá zerar o déficit habitacional, um fato inédito, não alcançado em nenhuma outra cidade brasileira.
A prestação dos apartamentos e casas será de 10% do salário mínimo, pagas no período de 10 anos, após a entrega do imóvel. Das 34 cidades que formam a Região Metropolitana de Belo Horizonte, apenas nove conseguiram o recurso, que são: Matozinhos, Caeté, Igarapé, Sarzedo, Rio Acima, São José da Lapa, Belo Horizonte, Betim e Contagem. Atenciosamente
[RodUn]