Ipê Amarelo têm colorido nossas ruas e praças e decadas e nós resolvemos fazer uma ppesquisa e contar sua história em Minas Gerais como embelezam ainda mais nossas estradas, cidades e vidas.

Minas Gerais é considerada a terra dos ipês, onde são homenageados nas mais diferentes manifestações artísticas.

Os ipês, assim como as quaresmeiras, por exemplo, florescem sempre na mesma época do ano. Todo inverno vai ter ipê. É natural que tenha uma variação do início da floração entre os anos, mas pequena”, diz o professor José Pires de Lemos Filho, do departamento de botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ele explica que a floração segue uma sequência de cores. De acordo com o professor, primeiro é a vez dos chamados ipês-roxos, que têm uma coloração rosa escuro. Depois, florescem os amarelos e os brancos. E fechando a temporada, já no fim do inverno, está o ipê-rosa. “Os ipês anunciam que a primavera está chegando”, diz.
O levantamento também aponta que Belo Horizonte tem mais de 2,8 mil árvores de ipê amarelo. Mas a capital também conta com outra espécies que têm flores na mesma coloração, como o ipê-mirim, com cerca de 2,5 mil unidades, e o ipê-do-cerrado, com menos de 150.

família: Bignoniaceae

Nomes populares: Ipê amarelo, Ipê dourado, Ipê tabaco

Distribuição Geográfica

Ocorrências:

  • Nordeste (Bahia, Paraíba, Pernambuco)
  • Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
  • Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)

Domínios Fitogeográficos 

  • Cerrado e Mata Atlântica