Dia do Homem

Dia do Homem

 

Dia do Homem é comemorado com ações de prevenção

 

A manhã do último sábado (23) foi de prevenção em Barbacena. Integrando a programação do ‘Novembro Azul’ e em comemoração ao Dia Municipal do Homem, a Praça dos Andradas recebeu uma série de atividades de promoção à saúde masculina. Consultas básicas, agendamento de exames, aferição de pressão, corte de cabelo e orientações sobre saúde estiveram entre as ações. Panfletos e dicas sobre doenças e métodos de tratamento e prevenção também foram repassadas à população.

Este é o primeiro ano que a cidade participa do movimento, que, entre outras coisas, visa orientar os homens sobre câncer de próstata e importância de exames preventivos a partir dos 40 anos. Com o tema: Homem que se cuida não perde o melhor da vida, a campanha vai até o final do mês.

Segundo a Diretora do Centro Ambulatorial Agostinho Paolucci, Eunice Almeida, a prevenção deve ser prioritária. “As ações de promoção à saúde do homem foram um sucesso. O que queremos é que eles se habituem a procurar o médico e entendam a importância da prevenção e realização de exames, para evitar doenças futuras”, afirmou Eunice, que destacou o grande número de agendamentos de consulta e a realização de exames de coleta durante o evento na Praça.

O Coordenador de Atenção Primária á Saúde, Selmo Sílvio Umbelino, também pontuou o êxito das ações em comemoração ao Dia Municipal do Homem. “O evento superou as expectativas. Disponibilizamos todos os serviços, sempre focados na saúde do homem”, disse o coordenador que agradeceu o apoio dos servidores da SESAP, Unipac, Faculdade Medicina, SEREST e Senac.

O vigilante Jeferson Clarim revelou que é falho com relação ao hábito de se consultar. “Eu realmente não tenho o costume de ir ao médico. Acredito que os homens são relapsos em relação à saúde. A iniciativa é importante por isso, nos conscientiza”, explicou Jeferson.

José de Paula tem 69 anos e achou o evento muito proveitoso. “O homem, infelizmente, é preconceituoso, mas precisa cuidar de sua saúde. Essa iniciativa da Prefeitura nos ajuda a pensar sobre isso, a prevenir doenças. Deveria ter todo ano”, afirmou José.

A vereadora Grácia Araújo, autora da Lei que instituiu o Dia Municipal do Homem, esteve no evento e também falou sobre as ações de promoção à saúde do homem. “A procura dos homens por medidas e ações preventivas já melhorou muito, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Ainda existe um pouco daquele estigma de que o homem não precisa procurar médico, cuidar da saúde, se prevenir, e é isso que temos que mudar”, explicou a vereadora.

[RodUn]