Descubra e encante-se com Caxambu MG

Descubra e Encante-se com Caxambu

Descubra e Encante-se com Caxambu

 

Privilegiada pela natureza, Caxambu é única. Uma cidade rica em águas minerais, gasosas e medicinais que se desenvolveu ao compartilhar suas dádivas. Através do Parque das Águas, de 12 fontes diferentes e do novo Balneário de Hidroterapia, inaugurado em 5 de Junho de 2010, nossa cidade sempre ofereceu saúde e bem estar aos seus visitantes.

 

Caxambu ou cachambu vem do africado: cacha (tambor) e mumbu (música). O vocabulário servia, ao tempo dos escravos, para designar não só o instrumento que eles tocavam nas danças, mas ainda a própria dança ou algum tipo de batuque da época.

 

Dizem uns que, outrora, os negros vindos de Baependy e da vizinhaça, costumavam se reunir nas referidas Águas Minerais e aí celebravam batuques memoráveis, ao som dos seus caxambus, e assim, do hábito do convite veio a tona “Vamos ao caxambu”, ficou o termo aplicado ao próprio sítio da festa.

Outra lenda que se destaque é de que as águas das fontes daqui, principalmente quando ainda um grande brejo ali dominava, produziam, borbulhando, um murmuro mais ou menos violento e de certo modo comparável ao rufar do tambor dos escravos.

Mas a explicação mais cabível é, sem duvida, a que faz derivar a designação da cidade de “Caxambu” do morro existente, Morro de Caxambu como é conhecido hoje, o qual é de forma cônica exuberante, exatamente como o instrumento africano, o Caxambu.

Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook

Mais Notícias sobre Caxambu  ? Veja mais notícias sobre Caxambu