Carnaval em Minas Gerais

As baianas durante desfile das escolas de Samba em Belo Horizonte
Crédito: Robson Vasconcelos

Carnaval em Minas Gerais

Opções de agito, sossego e descanso para todos os gostos e todas as idades

Minas Gerais possui atrativos para atender aos mais variados foliões neste Carnaval 2009. Há opções que vão desde a folia das cidades históricas ao descanso do turismo rural.

Entre os 43 circuitos turísticos formatados no Estado, o turista poderá escolher a melhor alternativa, com a certeza de que terá à disposição muita hospitalidade, belas paisagens, opções de agito e descanso e uma gastronomia farta e encantadora.

O Visite Minas elaborou uma especial sugestão de roteiros para aqueles que desejam viver o Carnaval em Minas Gerais.

Carnaval em Minas Gerais

Corte real momesca do carnaval 2013 é eleita em Belo Horizonte (Foto: Robson Vasconcelos / Prefeitura de Belo Horizonte)

Em Belo Horizonte – capital mineira – o clima esquenta no final de semana que antecede o carnaval, onde acontecem os tradicionais desfiles nos bairros, com as diversas bandas e blocos pré-carnavalescos, como a Banda Mole, a Banda Santo Bando, entre outras.

De 14 a 24 de fevereiro, os bailes nas regionais voltam a ser realizados por toda e cidade. O tradicional Desfile das Escolas de Samba e blocos caricatos será realizado na Via 240, no bairro Aarão Reis, entre os dias 21 e 23.

Para quem busca atividades culturais durante o feriado, a capital mineira realiza a o Festival de Verão, promovido pela UFMG.

Em todas as regiões do Estado a animação está garantida durante os cinco dias das festividades do momo. De estilo peculiar, o Carnaval mineiro abrange desde os blocos caricatos, que animam as cidades do interior, até o carnaval de rua, que se destaca nas cidades históricas mineiras.

Blocos de Rua  Belo Horizonte

Folião caprichou na fantasia para pular o bloco ‘Cacete de Agulha’, em Belo Horizonte. (Foto: Frederico Haikal / Hoje Em Dia / Agência Estado)

Diamantina, por exemplo, é um ótimo lugar para quem gosta da folia e agitação. A foliona Alessandra Amaral da Silva (50) sai de Belo Horizonte e todos os anos segue caminho a Diamantina.

“A cidade é ótima. Há mais de quarenta anos passo o Carnaval por lá. Os lugares são cheios e você é convidado para entrar em todas as repúblicas”, diz. Ela informa que a cidade é um ótimo lugar para paqueras, e ainda dá a receita para quem incrementar o “pique” na hora da agitação: “A tradicional cachaça de milho da cidade”.

carnaval-diamantina

Carnaval em Diamantina

Em Diamantina, a programação tem início no dia 20 de fevereiro, com shows do popular grupo “Bartucada”. Também participam da festa os blocos “Sapo Seco” e “Zé Pereira”.

Carnaval em Diamantina

Carnaval em Diamantina

Em Ouro Preto, a 99 km de Belo Horizonte, o Carnaval é destacado pelos blocos organizados pelas repúblicas de estudantes da cidade. Atualmente, a festa conta com cerca de 30 blocos, com média de dois mil participantes cada.

Carnval Ouro Pretp

A abertura oficial do Carnaval ocorre normalmente na Praça Tiradentes, com a Entrega das Chaves da Cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval.

Carnaval em Mariana - Minas Gerais

Carnaval em Mariana – Minas Gerais

Na cidade vizinha, Mariana – a primeira capital de Minas, o Carnaval é movido à tradição e animação, com marchinhas e grupos folclóricos da cidade.

Com o tema “Mariana: Cultura da Alegria”, a folia será embalada pelo ritmo e a criatividade.

Carnaval São Joao Del-Rey

Carnaval São Joao Del-Rey

Em São João del-Rei, na região turística Trilha dos Inconfidentes, há festa pelas ruas históricas e nos tradicionais clubes do município. Rafaela Silva (18) prefere a paquera e a animação do lugar.

“Muita curtição, folia dia e noite, trio elétrico, marchinha de Carnaval. Não troco São João por outro lugar, aqui não tem violência. E ainda você pode pegar a Maria Fumaça pra cidade de Tiradentes”, informa a adolescente.

Carnaval  em Tiradentes

Carnaval em Tiradentes

Já Tiradentes é uma boa opção para os turistas e as famílias que querem conciliar festa com um pouco de tranquilidade, Sossego e descanso.

Para os que gostam da folia, mas não dispensam sossego e descanso, uma boa dica é se deliciar nas estâncias hidrominerais da região turística das Águas.

Nascentes, fontes, piscinas e balneários das estâncias hidrominerais e termais proporcionam bem-estar, saúde e beleza.

Algumas cidades, como Baependi, Cambuquira, Carmo de Minas, Campanha, Lambari e São Lourenço, oferecem também a folia de rua ou bailes em clubes.

Carnval Sao Lourenco

Outras opções são Poços de Caldas, na região turística Caminhos Gerais, e Araxá, que integra a Associação do Circuito Turístico da Canastra.

Em Minas, Carnaval também é época para curtir a natureza. Para os mais aventureiros, são inúmeros os destinos que possuem grutas, cachoeiras, rios e montanhas, formando o cenário ideal para a prática do turismo de aventura, especialmente na Estrada Real.

Quem procura emoção e adrenalina não pode deixar de conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó, a pouco mais de 100 km de Belo Horizonte, um dos mais importantes do país. Têm ainda os Parques Nacionais da Canastra e do Caparaó.

Há também sete parques estaduais abertos à visitação, que oferecem estrutura de camping, estacionamento, centro de apoio e trilhas sinalizadas – Rio Doce, Ibitipoca, Serra do Rola-Moça, Itacolomi, Rio Preto, Serra do Brigadeiro e Nova Baden.

Arnaldo Lizandro, 34 anos, não dispensa o sossego que encontra na natureza. O aventureiro pratica atividades como rapel e tirolesa há mais de 12 anos e aproveita a data para outras aventuras.

“O Carnaval é uma das únicas datas do ano em que eu não trabalho, por isso aproveito para fugir da cidade grande e respirar ar puro”, comenta. O aventureiro indica a região da Canastra como boa opção.

No turismo rural, algumas regiões se destacam pelas belas paisagens e o ritmo tranquilo, como Villas e Fazendas de Minas, que encanta pela beleza das fazendas e pelos pequenos municípios que ainda conservam características da arquitetura colonial urbana, com pequenas casas, ruas calçadas, muros de pedra e centros históricos preservados.

Na região, é possível encontrar diversas fazendas turísticas nas cidades de Carandaí, Santana dos Montes e Itaverava.

A Associação do Circuito Turístico Pico da Bandeira, na região leste da Zona da Mata, está no entorno da famosa Serra do Caparaó, que abriga o terceiro maior pico do país – o Pico da Bandeira –, atraindo um grande número de turistas devido à imensa beleza natural que possui e à tranquilidade que proporciona aos seus visitantes. Roteiros de ecoturismo e turismo de aventura são o foco do circuito.

“Zé Pereira” comanda a festa

O carnaval da cidade de Rio Novo (Zona da Mata), localizada na região turística Caminhos Verdes de Minas, tem uma popular festa folclórica. O bloco carnavalesco Zé Pereira, que há mais de 100 anos agita a praça central Marechal Floriano, já está circulando nas ruas da cidade. Qualquer pessoa fantasiada é convidada a se juntar a mais de mil foliões e curtir o som da marchinha do bloco: “Viva o Zé Pereira!”.

Atualmente administrado por um grupo de jovens, o bloco sairá todos os sábados que antecedem o carnaval e, na segunda-feira carnavalesca, desfila ao lado dos outros blocos da cidade. E a folia é para todas as idades. Maria do Carmo Souza (50) diz que todo ano sai pelas ruas vestida à caráter. “Já preparei minha fantasia: sairei no bloco como odalisca. Eu me divirto todos os anos e, neste, não vai ser diferente”, conta a foliona.

Sem hora pra acabar

O Carnaval de Corinto (Norte de Minas), município pertencente a Associação do Circuito Turístico Guimarães Rosa, é conhecido como um dos mais agitados do Estado. O belo-horizontino Alexandre Camelo reforça sua preferência pela cidade, destacando os atrativos dos blocos caricatos, desfiles de escolas de samba e bandas de música com marchinhas de Carnaval subindo as ruas. “Aproveito os quatro dias de festa até o amanhecer”, descreve com euforia.

Agito das escolas de samba

Nos quatro dias de carnaval (21-24), o município de Cristina (Sul de Minas), cidade integrante da Associação do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, vai animar os foliões na Praça Santo Antônio. O evento é famoso pela animação e segurança, com apresentação de bandas que tocam marchinhas. Acontecem também desfiles com as escolas de samba Unidos da Vila, Imperatriz Cristinense e Mocidade dos Cumquibos, no domingo e na terça-feira. Na segunda-feira, há o tradicional desfile do “Gala Gay”.

Blocos caricatos

O Carnaval de Bonfim é conhecido pela simplicidade de cidadezinha típica do interior de Minas Gerais. Rodrigo dos Santos (20) conta que começou a ir ao Carnaval da cidade através de uma amiga e, a partir daí, passou a freqüentar a cidade anualmente. “No começo eu chamei cinco amigos para fantasiarmos e sairmos pelas ruas. O número foi subindo e para 2009 pretendemos reunir 50 pessoas e formar o bloco VIP”, afirma o rapaz.

Encerrando o Carnaval, no dia 24 de fevereiro, há em Bonfim o desfile do Bloco Cavalo Branco – montadores usando máscaras, sobre seus cavalos.

Em Itabirito, cidade localizada na região turística do Ouro, a decoração será inspirada na história do samba brasileiro. A festa promete manter a qualidade também em sua infra-estrutura, com shows, trios elétricos, blocos caricatos, palcos especiais e praças de alimentação, além da animada folia que contagia toda a cidade.

Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook

Mais sobre a História de Minas Gerais ? Mais sobre a História de Minas Gerais ?