Barroso

Barroso

Barroso, um pedaço de Minas

um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com a estimativa do IBGE, em julho de 2012 sua população era de 19.787 habitantes.3

A história do município de Barroso remonta ao século XVIII e está diretamente ligada aos viajantes e desbravadores da região, que percorriam a área em busca de ouro.

Na região onde hoje se situa o município, ponto de passagem a Tiradentes e São João del-Rei, o alferes Joaquim Barroso oferecia “pouso” aos viajantes que iam às áreas mineradoras à procura de ouro. As pessoas diziam que estavam indo “no Barroso”, nome que acabou servindo para denominar o município desde seus primórdios até os dias de hoje.

Posteriormente, o terreno do Barroso foi adquirido por Antônio da Costa Nogueira, responsável pela construção da primeira capela de Sant’Ana do Barroso, freguesia da Borda do Campo, por volta de 1792. Em torno dessa capela, elevada a freguesia em 1874, cresceu a povoação. O distrito de Barroso, criado no século XIX, pertenceu sucessivamente, aos municípios de Barbacena, Prados e Tiradentes. Em 1938, com a emancipação de Dores de Campos, o município de Barroso passou a integrar este novo município.

No dia 12 de dezembro de 1953, após articulações políticas de representantes do município de Barroso, a localidade transformou-se em Município através da Lei 1.259, emancipando-se de Dores de Campos. No dia 1º de janeiro de 1954 foi instalado o município e a Comissão de Emancipação erigiu um obelisco na praça Gustavo Meireles, como marco da histórica data.

São os seguintes componentes da Comissão Emancipadora: Geraldo Napoleão de Souza (presidente), Epifânio Barbosa, Humberto Carbonaro, José da Silva Pinto, Brasilino dos Reis Melo, Silvano Albertoni, José Augusto de Sousa e José Pio de Sousa.

A partir das décadas de 1950, 60 e 70, com o advento da indústria de cimento no município, o município observou um expressivo crescimento, atraindo pessoas de diversas áreas a

Barroso está no km 226 da BR-265, esta estrada é a ligação entre a BR-040 e a BR-381, o município se encontra no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, a 25 km de Tiradentes e 27 km de Barbacena.

Barroso é um município jovem. Emancipada em 12 de dezembro de 1953, passa por uma reestruturação econômica devido à cimenteira que existe no município ter investido muito redução de pessoal, ocorreu uma demissão em massa.

A organização de eventos foi no passado um carro chefe, sendo atualmente encerradas as atividades culturais e sociais, sob a justificativa da crise. Mas no mês de Julho a cidade comemora o dia da padroeira, Sant’Ana. Durante uma semana, na praça principal da cidade, acontecem shows, leilões, barraquinhas com jogos para as crianças e adultos, além das várias iguarias gastronômicas como o delicioso “Chico Paio”, um caldo de feijão branco, com frango, bacon e linguiça calabresa. Nesse período do ano, faz muito frio na cidade e as temperaturas costumam variar entre oito e seis graus positivos. A festa se encerra no dia da padroeira, 26 de Julho.

O município conta com atrativos antrópicos e naturais. O patrimônio feito pelo homem conta com uma arquitetura moderna, jardins, praças, igrejas e algumas construções antigas.

Atrativos naturais: existem vários atrativos naturais em Barroso, cachoeiras, matas, cânions, trilhas, caminhos, rios e lagos de beleza inestimável.

Entre as cachoeiras estão a da Laginha, de incrível beleza em suas águas e no caminho até ela. A cachoeira do Padeiro, a mais alta das quedas do município, de água fria e limpa se encontra entre a mata do morro da telha.

Pela antiga estrada de ferro (Linha) como é conhecida pela população, segue subindo sentido contrario ao Rio das Mortes por suas margens, um passeio exuberante com alguns pontos no rio para prática de pesca (lambari, piau, bagre, dourado, branquejas entre outros), pesca essa que pode ser praticada com caniço, molinetes leves e até mesmo esportiva com carretilha e iscas artificiais, além da pesca se encontra vários pontos onde se pode tomar banho de rio e contemplar sua beleza.

Um lindo por do sol pode ser observado do ponto mais alto do município o Morro da Telha (Torre de TV)

Com uma área de 81,726 km². Faz divisa com os municípios de Barbacena, São João del-Rei, Prados e Dores de Campos.

Barroso está a cerca de 1000 metros acima do nível do mar, devido a esta altitude o período de calor é relativamente curto, entre os meses de novembro a março.

A localização de Barroso é estratégica; fica a poucos quilômetros dos centros consumidores do Sudeste brasileiro e próximo dos corredores de exportação de Santos, Vitória e Rio de Janeiro. A vegetação predominante é a Mata Atlântica, porém iniciando a transição para o Cerrado. O clima é Tropical de altitude.

 

Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook