Arantina
História da Cidade de Arantina
O povoado era conhecido como “Várzea do Paiol” porque na atual sede do município existia um paiol utilizado para guardar o milho colhido pelo fazendeiro Juca Pereira, dono de grande parte das terras do município.
O povoado se consolidou com a inauguração da Cerâmica Nossa Senhora Aparecida (atualmente desativada). Ela fabricava tijolos e telhas que eram exportados para as cidades vizinhas.
Ainda são encontradas telhas produzidas pela Cerâmica nas casas mais antigas da cidade. Em dezembro de 1943 foi elevado a distrito, recebendo o nome de sua estação ferroviária de Arantes. O distrito foi emancipado em 1 de Março de 1962 com o nome de Arantina.
A história de Arantina está diretamente ligada à ferrovia. Na época a Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 21 de Julho de 1914. A ferrovia pretendia ligar Sul de Goiás a Angra dos Reis (RJ) passando por Barra Mansa (RJ). Em Arantina havia um entroncamento da com a Linha da Barra (nome derivado da cidade de Barra do Piraí (RJ), ligava a Bom Jardim de Minas a linha de Barra Mansa, hoje extinta.
A linha operava trens de passageiros e cargas, ligando Angra dos Reis a Região Centro-Oeste.
A hoje a ferrovia é operada pela concessionária FCA (Ferrovia Centro-Atlântica)
Atualmente na FCA, circulam apenas trens de carga, transportando minérios e outros produtos da indústria de base.
A cidade ganhou ainda uma moderna ferrovia a Ferrovia do Aço, considerada um marco na engenharia brasileira com o maior da América do Sul, localizado no município Bom Jardim de Minas (trecho na Serra da Mantiqueira, com 8.645 metros de extensão. Destinada ao transporte massivo de minériode ferro.
Sua população estimada em 2011 segundo o IBGE, era de 1.438 habitantes. A altitude média do município é de 1050 metros, altitude que também coinscide com o logradouro da sede municipal, a prefeitura da cidade.
O Alto do Curralinho, com 1379 metros de altitude é seu ponto mais elevado. Pertencente a Bacia do Rio Grande, Microrregião do Circuitoda Águas. Seu clima tem verões úmidos e amenos e invernos secos e frios.
As atividades econômicas são basicamente agropecuárias. O município produz 700 mil litros anuais de leite e agricultura de sub-existência.
A cidade integra o CIRCUITO DAS MONTANHAS MÁGICAS DA MANTIQUEIRA, localizada na região de transição do Planalto de Cruzília, a leste, e o Maciço Serra da Mantiqueira, a oeste.
Fotos
no images were found
Vídeos
Mapa
Veja mais notícias de Arantina
Curta nossa Página no Facebook: https://www.facebook.com/VisiteMinas